O Vasco empatou com o CSA fora de casa em 2 x 2 e completou o primeiro terço da caminhada rumo ao acesso. A partida, em Maceió, não foi diferente dos outros jogos, em relação a atuação da equipe carioca. No entanto, foi o bastante para mostrar que a campanha inicial do Cruz-Maltino nesta Série B está abaixo das anteriores.
Campanhas do Vasco no início da Série B
O saldo do Gigante da Colina na 13ª rodada da Série B 2021 está longe de satisfazer o torcedor. Em resumo, o time carioca ainda não entrou no G4, e com 19 pontos ocupa a 8ª posição. Além disso, o saldo de gols da equipe é um pouco incômodo: são 15 gols marcados e 14 sofridos.
O clube vai precisar melhorar seu desempenho e seus números para conseguir um acesso tranquilo. É isso que diz o histórico da equipe em comparação a outras vezes em que disputou a segunda divisão. Nesse sentido, o time, que logo será comandado pelo técnico Lisca, chega ao primeiro terço da Série B em contraste com o início de outras campanhas nas últimas décadas.
Em 2009, primeira vez que disputou a Série B, o Cruz-Maltino estava em 5º lugar na rodada 13. Além disso, o número de pontos era superior ao atual. O time carioca somava 23 pontos e estava a cinco pontos do primeiro colocado, o Guarani. Da mesma forma, ataque e defesa também eram mais positivos. Àquela altura, o time somava 16 gols a favor e seis contra.
Do mesmo modo, em 2014, no segundo descenso, o Cruz-Maltino também ocupava a 5ª posição na rodada 13 com 22 pontos. O saldo de gols também era superior ao atual: 18 gols marcados e 8 sofridos. Bem como na campanha posterior, em 2016, em que o Vasco teve o melhor início em termos de resultados. Na 13ª rodada, o Gigante da Colina era o líder do campeonato com 28 pontos. A equipe já havia marcado 23 gols, sendo vazado 13 vezes.
Com o empate fora de casa com o CSA, o Vasco soma 5 jogos sem perder.
Uma das tarefas do novo treinador, Lisca, é manter a sequência invicta e chegar ao G4 com as vitórias dentro de casa. Nos último jogos fora, o Vasco arrancou o empate em duas ocasiões.#Vasco #oVasco #fnv pic.twitter.com/9TpNLLmBb7— Nayra Antunes (@nayraantunes) July 22, 2021
Vale lembrar que a campanha do Náutico, líder do campeonato deste ano, é um parâmetro a levar em consideração, caso a equipe continue com a mesma pegada até o fim. Com 29 pontos, o Timbu já possui larga vantagem em relação ao 5º colocado CRB, são nove pontos de diferença. Dez em relação ao time da colina.
Foto: Divulgação/Alisson Frazão/Vasco