Os campeonatos estaduais são a primeira prova de fogo que as equipes da Série B enfrentam na temporada. Em alguns casos, o rebaixamento no torneio regional pode ser o indicativo de mudanças para o restante do ano.
Não há como provar que os times rebaixados nos campenatos estaduais sofrerão na disputa da segunda divisão do futebol brasileiro, mas a queda na primeira competição da temporada pode ser o sinal de que é preciso mudar muita coisa nos bastidores.
Até por isso, avaliar as equipes que caíram no torneio é uma forma de entender melhor o que está por vir na disputa da Série B. Confira abaixo quais foram os times da segundona que, nesta temporada de 2024, caíram nas suas divisões estaduais.
Todos os times da Série B rebaixados nos campeonatos estaduais
Em 2024, o Ituano é o único clube presente na Série B do Brasileirão que caiu para a segunda divisão do seu campeonato estadual. A equipe do interior paulista foi rebaixada após uma campanha ruim no Paulistão.
Nos bastidores, o Galo de Itu já se movimenta em busca de reforços e deve trazer uma série de mudanças para a disputa da Série B, que começa na metade de abril.
Na temporada passada, o Ituano terminou a sua campanha na 14ª colocação e lutou contra o rebaixamento até as últimas rodadas. Para 2024, a diretoria entende que é preciso mudar e, por isso, tenta utilizar o rebaixamento no estadual como um sinal de alerta.
Capitão Jefferson Paulino atendeu ao @PaulistaoPlay ao final do jogo.
“Estamos muito tristes e primeiro pedimos desculpas aos nossos torcedores. O Ituano é num clube de Série A1. Estávamos há 23 anos na 1ª divisão. Temos que retornar a Série A1 no ano que vem” pic.twitter.com/XeU9lIwNcl— Ituano Futebol Clube (@ituanooficial) March 10, 2024
Lista de equipes rebaixadas nos campeonatos estaduais de 2024
Algumas competições estaduais ainda estão em andamento no futebol brasileiro, mas os estados que ainda não definiram os seus rebaixados não contam com representantes na segunda divisão nacional. Confira a lista de equipes rebaixadas por competição:
- Acre: em andamento;
- Amapá: em andamento;
- Amazonas: em andamento;
- Pará: Tapajós e Canaã-PA;
- Rondônia: não tem rebaixamento;
- Roraima: não tem rebaixamento.
- Tocantins: Bela Vista-TO e Batalhão-TO;
- Alagoas: Cruzeiro-AL;
- Bahia: Itabuna e Bahia de Feira;
- Ceará: Atlético-CE e Caucaia;
- Maranhão: em andamento;
- Paraíba: São Paulo Crystal e Pombal;
- Pernambuco: Flamengo-PE e Porto-PE;
- Piauí: Picos e Corisabbá;
- Rio Grande do Norte: em andamento;
- Sergipe: em andamento;
- Distrito Federal: Santa Maria-DF e Planaltina-DF;
- Goiás: Morrinhos e Iporá;
- Mato Grosso: Dom Bosco e AA Araguaia-MT;
- Mato Grosso do Sul: Náutico-MS e Novo;
- Espirito Santo: Estrela do Norte e Serra;
- Minas Gerais: em andamento;
- Rio de Janeiro: Audax-RJ;
- São Paulo: Ituano e Santo André;
- Paraná: Galo Maringá e PSTC;
- Rio Grande do Sul: Novo Hamburgo e Santa Cruz-RS;
- Santa Catarina: Nação Esportes-SC e Inter de Lages.