Na temporada de 2024, o Santos disputará pela primeira vez a Série B do Campeonato Brasileiro. Como se já não bastasse o desafio de jogar a segunda divisão, a equipe de Fábio Carile também precisará superar um desafio imposto pelo STJD.
Durante o último confronto do Peixe pelo Brasileirão de 2023, ficou decretado o rebaixamento inédito do clube para a segunda divisão. Naquele dia, a Vila Belmiro presenciou cenas lamentáveis de torcedores, que queimaram veículos e depredaram as estruturas do estádio.
Após o incidente, ficou decidido nos bastidores que haveria um julgamento no STJD. Agora, o clube presidido por Marcelo Teixeira pode pegar um ‘gancho' que inclui a perda do mando de campo e jogos sem torcida na Série B do Brasileirão.
STJD pode definir ‘gancho' de mando de campo do Santos na Série B de 2024
Nesta quarta-feira (31), o Santos descobrirá qual será o ‘gancho' para o começo da Série B de 2024. O caso diz respeito aos episódios do dia 6 de dezembro de 2023, quando o clube perdeu para o Fortaleza por 2 a 1, na Vila Belmiro, pela última rodada do Brasileirão.
Naquele caso, o clube foi rebaixado para a segundona, e torcedores depredaram as estruturas da Vila Belmiro. Após o jogo, alguns vândalos atearam fogo em veículos que estavam pelos arredores do estádio.
Diante de provas contundentes sobre os fatos, há uma expectativa de que a pena seja severa para o clube. Até por isso, o departamento jurídico já se movimenta em busca de fatores que contribuam para uma possível redução penal.
Ainda na temporada de 2023, o Santos perdeu oito mandos de campo após um episódio conturbado no clássico contra o Corinthians. Após a derrota do Peixe na Vila Belmiro, torcedores direcionaram fogos de artifício no gramado do estádio.
Santos pode começar a Série B com ‘missão especial'
Caso perca o mando de campo ou até mesmo a presença de torcedores em seu estádio, o Santos poderá cumprir a suspensão imposta pelo STJD em partidas do Campeonato Brasileiro da Série B.
Nesta temporada, a disputa da Segundona é o grande foco do Peixe. Jogando pela primeira vez na sua história a competição, o clube da Vila Belmiro sabe da importância de uma boa campanha para, assim, garantir o retorno à elite sem grandes preocupações.