O Santos vive um drama na temporada, pois está na zona de rebaixamento do Brasileirão, na 18ª posição, com 30 pontos em 28 rodadas. A distância para o Goiás, primeiro time fora do Z-4, é de um ponto.
A goleada sofrida para o Internacional por 7 x 1 deixou a torcida preocupada com o futuro do Peixe, que corre sérios riscos de cair para a Série B pela primeira vez em sua história.
Em meio a esse cenário, Marcelo Fernandes e companhia estipularam um número a ser atingido até o fim de 2023. O Santos já sabe como evitar o rebaixamento para a Segunda Divisão e faz contas para buscar o milagre.
Santos define pontuação para ficar na Série A
Em coletiva, o técnico do Peixe deixou claro que o plano é conquistar cinco vitórias nas 10 rodadas restantes do campeonato. Caso isso aconteça, a equipe alvinegra ficaria com 45 pontos.
Vale lembrar que, desde 2006, ano em que a Série A passou a ser disputada com 20 clubes, apenas em uma edição uma equipe caiu para a Segunda Divisão com 45 pontos: o Coritiba, em 2009.
No restante, aqueles que atingiram essa pontuação garantiram a permanência na elite brasileira. Ou seja, o Santos precisa fazer o dever da casa à risca caso queira evitar o descenso.
Com cinco jogos agendados como mandante, basta o Peixe ganhar do Coritiba, do Cuiabá, do São Paulo, do Fluminense e do Fortaleza para chegar aos 45 pontos.
Após goleada por 7×1 sofrida contra o Internacional, Santos faz as contas e projeta 5 vitórias em 10 rodadas para evitar queda para a Série B.
Com 30 pontos em 28 rodadas, o Peixe mira um aproveitamento impecável na Vila Belmiro para chegar aos 45 pontos e escapar de um… pic.twitter.com/chMIVdPoXY
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) October 24, 2023
Contudo, o Santos tem o sexto pior aproveitamento em casa neste Brasileirão. Isso porque foram cinco triunfos, cinco empates e quatro derrotas em 14 rodadas, resultando em um aproveitamento de 47,6%.
Como visitante, o time de Marcelo Fernandes enfrentará Corinthians, Flamengo, Goiás, Botafogo e Athletico-PR. Com exceção do Timão e do Esmeraldino, os adversários lutam na parte de cima da classificação.
A torcida está preocupada com a possível queda inédita do Peixe para a Série B. Resta o Santos fazer sua parte para evitar a tragédia.