Quando falamos de Série B, não podemos deixar de mencionar os jogos marcantes do torneio. Ao longo de mais de 50 anos, a competição já vivenciou de tudo, inclusive goleadas históricas entre grandes equipes.
Apesar de ser um torneio marcado pelo equilíbrio ao longo de todas as suas rodadas, a Série B também conta com jogos onde a diferença técnica pode ser decisiva para o placar final da partida.
Antes mesmo de aderir ao modelo dos pontos corridos, em 2006, a competição já havia prestigiado placares elásticos. Neste guia de hoje, vamos relevar a você quais foram as maiores goleadas da história da competição, confira.
As 5 maiores goleadas da história da Série B do Brasileirão
As goleadas mais emblemáticas da história da Série B são até hoje lembradas pelos torcedores. Abaixo, você pode conferir alguns confrontos que estão até hoje na memória de quem acompanhou os duelos.
Paulista 9 x 0 Paysandu (Edição de 2006)
A partida entre Paulista e Paysandu, em novembro de 2006, ficou marcada como a maior goleada da Série B do Brasileirão. O jogo foi disputado no Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, e terminou com uma vitória do Paulista por um incrível placar de 9 a 0.
Em casa, o Paulista dominou o jogo, com destaque para Jaílson, que marcou quatro gols. O primeiro gol veio aos cinco minutos do primeiro tempo, marcado por Dema. Em seguida, Jaílson marcou aos 29, Fábio Vidal aos 36, Marcus Vinícius aos 45, e novamente Jaílson aos 46 minutos.
Na segunda etapa, os donos da casa continuaram pressionando. Minutos após o apito inicial, Victor Santana marcou novamente, seguido por Jaílson, que anotou aos 3, 16, e 31 minutos.
Para o Paysandu, a partida foi um desastre e uma grande decepção para seus torcedores. O time vinha enfrentando uma série de problemas internos, incluindo crises financeiras e salários atrasados. Naquela temporada, o Papão caiu para a Série C.
Volta Redonda 8 x 0 Opérário-MT (Edição de 1982)
Em uma partida histórica, o Volta Redonda goleou o Operário Varzeagrandense pelo placar de 8 a 0. O jogo aconteceu na primeira rodada da competição, em janeiro de 1982, no Estádio Raulino de Oliveira.
O Voltasso dominou o jogo do começo ao fim, abrindo o placar aos 23 minutos com um gol de Sérgio Luiz. A partir daí, a equipe tomou controle total da partida. No segundo tempo, a equipe ampliou o placar com três gols de Sivaldo, marcados aos 60, 80 e 90 minutos.
Índio também se destacou, anotando dois gols aos 68 e 83 minutos. Além deles, Hely Mendes contribuiu com um gol aos 70 minutos, e Ruço finalizou a goleada com um gol aos 87 minutos.
Como nem tudo são flores, a goleada na estreia não foi o suficiente para o acesso. Apesar do grande resultado na primeira rodada, o time carioca não conseguiu uma das vagas à Série A do Brasileirão no ano seguinte.
Coritiba 8 x 0 Ferroviária (Edição de 1995)
Jogando em casa, o Coritiba venceu a Ferroviária por uma goleada histórica rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 1995, ocorreu em 16 de agosto no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, Paraná. O jogo foi dominado pelo Coritiba, que venceu pelo impressionante placar de 8 a 0.
Os gols foram marcados por Ademir Alcântara, Dirceu, Gralak, Alex, Ademir Alcântara novamente, Marcelo Souza e Danie, com a possibilidade de um gol não identificado no início do jogo.
Esta vitória expressiva demonstra a força do Coritiba na Série B daquele ano, onde o time fez uma campanha sólida e garantiu o seu retorno à elite do futebol brasileiro.
Sport 8 x 1 Guarani (Edição de 2006)
Diante do seu torcedor, na Ilha do Retiro, o Sport venceu o Guarani por 8 a 1 em um jogo importante na Série B de 2006. Em um duelo que marcou a estreia do técnico Givanildo Oliveira, o Leão subiu para o quarto lugar e enregenou uma campanha que terminou com o acesso.
Aos 3 minutos, Adriano Magrão já abriu o placar. Logo depois, em um pênalti, o Sport ampliou com Fumagalli e continuou pressionando em busca de uma vantagem maior na primeira etapa.
Marco Antônio e Magrão, que marcou mais quatro vezes, fecharam o placar final e garantiram uma vitória expressiva na campanha rubro-negra daquela temporada.
Paulista 7 x 0 Grêmio Barueri (Edição de 2007)
O Paulista goleou o Barueri por 7 a 0 no Estádio Jayme Cintra pela edição de 2007. Com o resultado, a equipe deixou a zona de rebaixamento naquela rodada, mas não evitou o rebaixamento no fiinal do ano.
Dominando todas as ações do jogo, o Paulista três gols nos primeiros 16 minutos: Éverton, Rodrigo Sá e Marcos Denner garantiram uma larga vantagem no começo da partida para os donos da casa.
Ainda no primeiro tempo, Marcos Denner ampliou. Na volta do intervalo, Marcel e Gilsinho, duas vezes, fecharam o placar em 7 a 0 e garantiram uma grande vitória para a equipe de Jundiaí.