Um dos maiores desafios equipes da Série B do Brasileirão é manter o orçamento dentro da balança. Até por isso, quando um clube grande é rebaixado, a diretoria reformula todo o futebol. Muitas vezes, o valor de mercado da equipe é o principal indicativo de mudanças.
Apesar de serem interligadas, as Séries A e B do futebol brasileiro apresentam valores de receita discrepantes e, ao longo dos últimos anos, essa diferença vem crescendo cada vez mais.
Todo projeto de um clube da segundona é montar um time capaz de brigar e conquistar o acesso à elite do Brasileirão. Mas para isso, é preciso fazer alguns cálculos para manter as contas em dia.
Orçamento de clubes da Série B: quanto custa uma equipe que joga a segundona?
O valor de mercado de uma equipe da Série B não define a sua posição na tabela de classificação, mas diz muito sobre o poder aquisitivo do clube e o projeto esportivo para o campeonato. Confira abaixo uma lista* dos 10 clubes com maior valor de mercado em 2024:
- 1º lugar – Santos – 35,45 mihões de euros
- 2º lugar – Coritiba – 23,7 milhões de euros
- 3º lugar – Ceará – 18,8 milhões de euros
- 4º lugar – Sport – 17,65 milhões de euros
- 5º lugar – América-MG – 16,9 milhões de euros
- 6º lugar – Goiás – 14,65 milhões de euros
- 7º lugar – Avaí – 13,7 milhões de euros
- 8º lugar – Guarani – 12,5 milhões de euros
- 9º lugar – Mirassol – 8,95 milhões de euros
- 10º lugar – CRB – 8,88 milhões de euros
*Dados do Transfermakt
Um breve comparativo com a Série A pode assustar os torcedores. Afinal, a equipe da primeira divisão com o 10º maior valor de mercado em 2024 é o Botafogo, com um elenco de 69,9 milhões de euros.
Caso Santos: como o Peixe reformulou o seu elenco para a temporada de 2024?
Rebaixado pela primeira vez em sua história, o Peixe contou com a chegada de uma nova gestão, presidida por Marcelo Teixeira, e adotou uma postura diferente no mercado: vender jogadores com altos salários e encontrar peças de reposição com baixos custos.
Sob o comando de Fábio Carille na comissão técnica, a diretoria alvinegra traçou perfis de atleta para diferentes setores do campo e, aos poucos, remontou uma equipe que vem dando certo na Série B.
A mudança de valor de mercado do Peixe é significativa. No dia 1 de janeiro de 2024, quando começou a temporada, o clube da Vila Belmiro tinha um valor estimado de 79,8 milhões de euros, segundo o Transfermakt.
Hoje, a equipe alvinegra tem um valor de mercado estimado em 35,45 milhões de euros. A queda de mais de 50% e o bom rendimento em campo são a garantia de que a diretoria fez bons negócios.