A temporada de 2024 começou para o Sport e, com a disputa do Pernambucano e da Copa do Nordeste, o técnico Mariano Soso tenta se adaptar ao futebol brasileiro enquanto cria um perfil de jogo na sua equipe.
As poucas semanas de trabalho do argentino já indicam novidades para o comandante. Em coletivas, ele revela a surpresa com a intensidade do calendário brasileiro e o grande desgaste do dia-a-dia.
Mesmo assim, o argentino consegue acumular pontos positivos em seu trabalho que, aos poucos, ganha uma cara própria. Mas, afinal, qual é o setor do Sport precisa de ajustes para que, neste ano, a Série B termine da maneira que os torcedores rubro-negros esperam?
Sport na temporada de 2024 apresenta pontos fortes e fracos com Mariano Soso
Desde que começou o seu trabalho no Sport, no final do ano passado, Mariano Soso passou a imprimir um estilo próprio no elenco, que segue passando por reformulações e, antes do início da Série B, ainda deve enfrentar mudanças.
𝐔𝐌 𝐏𝐎𝐑 𝐓𝐎𝐃𝐎𝐒, 𝐓𝐎𝐃𝐎𝐒 𝐏𝐎𝐑 𝐔𝐌! 👊 pic.twitter.com/lSwAZqPhNC
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 15, 2024
A busca por uma identidade exclusiva de jogo, inclusive, é a primeira boa impressão que o técnico argentino consegue passar aos torcedores rubro-negros e aos jogadores que estão trabalhando no dia-a-dia do clube.
Embora não haja uma precisão exata na aplicação prática do jogo, a equipe do Sport apresenta um comportamento semelhante em suas partidas: um 4-3-3 com diferentes variações de posicionamento ao longo das partidas.
Para manter o alto nível, inclusive, Soso investe na rodagem do seu elenco. Nesta reta inicial da temporada, o argentino pode avaliar peças com calma e encontrar alternativas para os desafios da temporada. No entanto, a diretoria do Leão gosta da maneira como o comandante administra o seu grupo de jogadores.
Setor de ataque é uma ‘preocupação' para Soso e torcedores do Sport
Apesar de contar com um dos principais ataques entre os 20 clubes da Série B neste começo de temporada, o Sport ainda não entrega um desempenho ofensivo à altura das expectativas criadas pelos próprios torcedores.
Após a saída de Vagner Love, a diretoria do Leão da Ilha investiu em nomes de peso para a temporada, como Gustavo Coutinho e Romarinho. Os dois nomes ainda não deslancharam, mas pode ser questão de tempo para que isso aconteça.
Com um modelo de jogo bem definido e uma estratégia montada para a disputa dos campeonatos regionais, o Sport de Mariano Soso tem tudo para encontrar o seu melhor futebol no segundo semestre e brigar pelas primeiras colocações na Série B do Brasileirão de 2024.