No cenário nacional, a Série B do Brasileirão sempre foi conhecida como uma competição marcada por batalhas acirradas e campanhas memoráveis de grandes equipes.
Entre tantos talentos que se destacam no campo, ainda sobra espaço para comandantes históricos. Ao longo de sua história de mais de 50 anos, a Série B tem 3 comandantes de destaque que colecionam títulos.
Hoje, vamos mergulhar na história da competição e relembrar 3 técnicos que já conquistaram a segundona mais de uma vez em suas respectivas carreiras. Conheça abaixo os três técnicos mais campeões da Série B!
Os técnicos que mais venceram a Série B na história
Quem conhece a Série B do Brasileirão sabe o quão importante é contar com um técnico experiente na beira do campo. Como se trata de uma competição longa, o equilíbrio ao longo da temporada é fundamental para o sucesso nas rodadas finais.
Ao longo da história, três comandantes tornaram-se referência quando o assunto é garantir troféus na segundona. Confira abaixo quem são os professores mais vitoriosos do campeonato nacional:
3ª lugar – Givanildo Oliveira
Figura história do América-MG no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, Givanildo Oliveira já conquistou dois troféus da Série B: um com o próprio coelho, na temporada de 1997, e um com o Paysandu em 2001.
Sem trabalho desde que deixou o Santa Cruz em 2021, Givanildo é um nome emblemático na história do futebol mineiro e, pela segundona, colecionou bons trabalhos ao longo da sua carreira.
Até hoje, o comandante figura a lista de técnicos com mais títulos da segundona na história e, certamente, é lembrado com muito carinho pelos torcedores do Papão e do Coelho.
2º lugar – Mano Menezes
Não há como negar que o sucesso de Mano Menezes na elite do futebol nacional tem influência direta das suas boas campanhas na Série B do Campeonato Brasileiro.
O comandante tem dois troféus da segundona no currículo: um pelo Grêmio, em 2005, e um pelo Corinthians, dois anos depois. Após dois trabalhos de destaque na segundona, o comandante passou a figurar no pelotão de frente dos técnicos brasileiros.
Na sequência da sua carreira como técnico, Mano conquistou três títulos da Copa do Brasil, 2 pelo Cruzeiro e 1 pelo Timão. Conhecido pelo seu perfil sério e por montar times com bons sistemas defensivos, o comandante é fruto do sucesso na segundona.
1º lugar – Enderson Moreira
Quando falamos de técnicos campeões na Série B, é impossível não mencionar Enderson Moreira. Ao todo, o comandante acumula 3 troféus na competição e é o professor com mais títulos na história do torneio.
A primeira conquista veio em 2012, com o Goiás. Em seguida, Enderson venceu com o América-MG em 2017 e, recentemente, com o Botafogo na temporada de 2021.
Embora tenha oportunidades nos clubes da elite do Brasileirão, o comandante é sempre lembrado pelos times da Série B. Afinal, seu currículo comprova a eficiência de trabalhos que, geralmente, terminam com a primeira colocação geral.