Em fevereiro, a diretoria do Santos quitou uma dívida de R$4,7 milhões com o ex-técnico Fabián Bustos e pôde, enfim, retirar o transfer ban imposto pela FIFA. No entanto, a punição pode vir à tona novamente e, para evitá-la, a diretoria pode usar o zagueiro Messias.
Nesta temporada, a nova diretoria alvinegra, presidida por Marcelo Teixeira, tem como principal objetivo reduzir a folha salarial do clube e enxugar a receita de gastos. Em campo, pela Série B, o Peixe busca o retorno à elite do Brasileirão.
Após se livrar do transfer ban e registrar o jovem goleiro Gabriel Brazão, o Peixe corre sérios riscos de ser punido novamente e, dessa vez, o problema envolve o meio-campista peruano Christian Cueva e o Krasnodar, da Rússia.
Santos tenta evitar transfer ban da FIFA e Messias pode virar moeda de troca
Na última semana, o Santos foi notificado sobre uma dívida de R$20 milhões com o Krasnodar, da Rússia. O valor é relativo à compra do jogador, em 2020, que ainda não foi pago. A FIFA notificou o clube sobre a urgência do assunto e, nos bastidores, Marcelo Teixeira tenta encontrar uma solução.
Segundo o presidente do Peixe, o clube já ofereceu duas propostas aos russos: “Nós fizemos duas propostas. A primeira foi recusada. A segunda está sendo analisada. Estão acontecendo entendimentos para que seja resolvida a questão do transfer ban. A primeira proposta envolvia jogador“.
Sem revelar nomes, Teixeira deixou no ar a possibilidade de negócio com um atleta do elenco. Vagner Frederico, jornalista que acompanha o dia-a-dia do Peixe, apurou que o possível nome envolvido no negócio era Messias.
O zagueiro de 29 anos, que tem contrato com o Peixe até o final da próxima temporada, não vem sendo muito aproveitado por Fábio Carille, mas é o primeiro substituto para a dupla de zaga que, hoje, é formada por Gil e Joaquim.
O Santos ofereceu o zagueiro Messias ao Krasnodar para quitar a dívida com os russos e derrubar o Transfer ban.@vagnerfredpress pic.twitter.com/pUPmijW5We
— Eliasmacedo (@Eliasmacedo23) February 29, 2024
Em janeiro, Messias reduziu o salário para continuar no Santos
No começo da temporada de 2024, a nova diretoria do Peixe promoveu uma série de cortes no elenco. O objetivo era chegar a um acordo com os atletas e encontram uma solução financeira viável para o clube.
Messias, que chegou no ano passado ao clube, aceitou a redução salarial para continuar no clube e aceitou as novas condições que a diretoria alvinegra propôs para a sequência do seu período contratual no Peixe.