De antemão, neste sábado (4), o Brasil faturou pela quinta vez a medalha de ouro paralímpica. Sobretudo, a equipe brasileira ganhou de 1 x 0 dos argentinos, em jogo ocorrido no Parque de Esportes Aomi. Em suma, com este tento, o esporte mantém a hegemonia, sendo o único campeão da modalidade.
Hegemonia do Brasil e conquista
Assim como na decisão de Atenas em 2004, quando aconteceu a estreia da modalidade nos Jogos Paralímpicos, a seleção brasileira enfrentou os argentinos. Por sua vez, naquela edição, o Brasil venceu nos pênaltis pelo placar de 3 x 2. A saber, em todas as suas participações, a seleção teve 27 jogos, sendo 21 vitórias e seis empates. Por fim, essa final foi emocionante, principalmente por tudo o que envolve o clássico e toda a rivalidade histórica entre as equipes.
Contudo, diante de todo o contexto, o jogo foi bem disputado e equilibrado, o Brasil se preocupava com o artilheiro argentino, Espinillo. Porém, quem mostrou a que veio foi Nonato, sendo o vice-artilheiro da competição nos jogos. Em outras palavras, o atleta abriu o placar após bela jogada. Dessa forma, com a vitória conquistada por 1 x 0, o Brasil garantiu o ouro e se tornou pentacampeão no futebol de 5.
Brasil é pentacampeão paralímpico – Foto: Ale Cabral/CPB
Foto Destaque: Buda Mendes/Getty Images