Eliminada nas quartas de final do Campeonato Paulista após a derrota para o Palmeiras, a Ponte Preta ainda não tem uma vaga assegurada na Copa do Brasil de 2025, mas pode garantir o acesso na competição nacional de outras maneiras.
O time comandado por João Brigatti fez uma primeira fase regular no Paulistão. No entanto, o desafio de superar o atual campeão brasileiro não foi alcançado pela equipe alvinegra, que foca a sua briga na Série B da temporada de 2024.
Além de brigar pelo G4 da segundona em 2024, a Macaca também quer garantir a sua classificação para a Copa do Brasil do ano que vem. Afinal, a participação no torneio é uma oportunidade de aumentar consideravalmente as receitas do clube.
Ponte Preta na Copa do Brasil 2025: o que a Macaca precisa fazer?
A Ponte Preta pode voltar à disputa da Copa do Brasil em 2025, mas a participação do clube de Campinas (SP) ainda não está confirmada. Para isso, a Macaca precisa torcer por uma série de resultados envolvendo os classificados às semifinais do Campeonato Paulista.
Atualmente, por regulação, a FPF (Federação Paulista de Futebol) tem direito a seis vagas para a Copa do Brasil. Cinco delas são entregues aos semifinalistas do Paulistão A1 e ao time eliminado nas quartas de final com a melhor campanha. A sexta e última vaga é do campeão da Copa Paulista.
No cenário atual, Palmeiras, Santos, Bragantino, Novorizontino e São Paulo (melhor campanha entre os eliminados das quartas de final) estão classificados. Na lista de espera, estão Inter de Limeira, Ponte Preta e Portuguesa, nesta ordem.
BALANÇO 🦍⚫⚪
Brigatti faz balanço positivo da campanha da Ponte Preta @Paulistao e inicia planejamento para o Campeonato Brasileiro da Série B.
📸 Gustavo Tilio / PontePress#VamosPonte #PontePreta #JogamosJuntos pic.twitter.com/Gc1SXNi8mD
— Ponte Preta Oficial (@aapp_oficial) March 18, 2024
Cenários em que a Ponte Preta garante vaga na Copa do Brasil de 2025
Para que a Ponte se classifique com uma das vagas da FPF, Palmeiras, São Paulo e RB Bragantino precisam fazer uma boa campanha no Brasileirão. Caso duas dessas equipes assegurem uma vaga na Libertadores de 2025, eles têm acesso direto à Copa do Brasil por meio de uma vaga oferecida pela CBF.
Levando em consideração que Santos e Novorizontino disputam a Série B e, nesta temporada, SPFC e Palmeiras ainda estão na disputa da Libertadores, a Macaca também poderia se beneficiar dos seguintes cenários:
- Caso Palmeiras ou SPFC vençam a Libertadores
- Caso Santos ou Novorizontino sejam campeões da Série B
- Palmeiras, RB Bragantino ou SPFC venceçam a Copa do Brasil de 2024
- Ponte Preta seja campeã da Série B de 2024