Se preparem queridos leitores, pois foi dada a largada para o Campeonato Brasileiro Feminino 2021 com promessa de fortes emoções pelos certames brasileiros. Disputado desde 2013, o torneio tem se valorizado mais a cada ano, ganhando visibilidade e atenção do grande público de futebol.
Assim, em 2017 foi criada a Série A2 (segunda divisão) do Campeonato, que conta com todos os campeões estaduais e, portanto, conta com equipes de todos os estados do Brasil. Além disso, o aumento de patrocínio e direitos de transmissão é um fator essencial para a melhoria na organização e disseminação da modalidade pelo nosso país.
Formato de disputa
A saber, a Série A1 contém 16 participantes na primeira fase de classificação, onde as equipes se enfrentam em um turno único de 15 rodadas. Então, ao final da primeira fase, os oito primeiros colocados se classificam para a segunda fase do torneio, enquanto os quatro últimos são rebaixados. Assim a disputa segue para as quartas de final com jogos decisivos de ida e volta, e desta forma, continua em disputas de “mata-mata” até a decisão. No fim, os dois finalistas garantem vaga para a Copa Libertadores da América.
⚽️ Vamos falar de bola na rede? Então é hora de conferir o ranking de artilheiras da minha história. Isso não é uma lista. Eu chamaria de seleção… pic.twitter.com/2LGb6WRlvD
— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) April 17, 2021
Análise dos favoritos
Portanto, temos uma disputa bastante acirrada pelo título, onde o atual campeão do torneio, o Corinthians, e a Campeã da Libertadores Ferroviária chegam como favoritos a conquista. Porém, muitos times se reforçaram para esta nova temporada, e provavelmente veremos outras equipes se destacando. Como é o caso do Palmeiras, que contratou 11 ótimas jogadoras, inclusive de seleção brasileira, como a Tainara, Julia Bianchi e Chú. Assim, o Alviverde esperar conquistar pela primeira vez a taça, enquanto o Timão (2018 e 2020) e a Ferroviária (2014 e 2019) já são bicampeões. Desta forma, os outro campeões foram Centro Olímpico (2013), Rio Preto (2015) Flamengo (2016) e Santos (2017).
Além disso, outro time de bastante tradição na modalidade é o Avaí Kindermann, atual vice-campeão, sendo sempre candidato ao título nos torneios que disputam. Porém, o Avaí perdeu boas jogadoras para o Palmeiras, e assim, o técnico Jorge Barcellos precisa organizar o time com as novas atletas que chegaram para recompor o elenco.
Outros clubes que também podem entrar na briga pela taça são Internacional e Santos, pois fizeram uma grande campanha no último ano, porém perderam nas quartas de final. Portanto, outras equipes podem ter chances de título também, pois quando chega no “mata-mata” muitos fatores alteram o placar e nem sempre o melhor vence.
A TAÇA DO #BRASILEIRÃOFEMININO É DO @SCCPFUTFEMININO! O CORINTHIANS É CAMPEÃO BRASILEIRO FEMININO DE 2020! pic.twitter.com/0ZUixmH3Og
— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) December 7, 2020
Quem briga pra não cair?
Já na batalha contra o descenso, temos os clubes que subiram da A2 em busca da permanência na primeira divisão. Assim, o Napoli (SC), que foi campeã da Série A2, além dos outros três finalista, Botafogo (RJ), Real Brasília(DF) e Bahia (único representante do Nordeste), chegam na elite do futebol feminino para disputarem a permanência, provavelmente, com Minas Brasília (DF), São José (SP) e Cruzeiro (MG).
Além desses clubes, temos ainda Flamengo (RJ) e São Paulo (SP), que começam a competição sem muitos holofotes. O Mengão ficou em 9° lugar ano passado e precisa acertar o time para tentar chegar as quartas e não correr riscos de rebaixamento. Já o Tricolor Paulista debutou na primeira divisão em 2020 e fez bonito, se classificando na 7ª colocação e chegando até a semifinal do torneio. Desta forma, pode surpreender novamente este ano.
É CAMPEÃO!
O momento mais esperado! as jogadoras do Napoli levantam a taça! pic.twitter.com/vcNCkiJhNl
— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) January 31, 2021
Onde assistir o Brasileirão Feminino A1 2021
Então, tudo é possível nessa competição de “mata-mata”, onde os times se enfrentam em jogos decisivos e qualquer erro pode valer a classificação. Assim, você pode acompanhar as partidas do Brasileirão Feminino na TV pelo canal aberto da Band, ou pela Sportv, no canal fechado. Além disso, é possível assistir pela Internet, no Canal Desempedidos, no YouTube, ou pela plataforma de streaming MyCujoo
Guia completo do Brasileirão Feminino A1 2021
Portanto, temos nesta matéria um breve resumo sobre o que podemos esperar de mais uma grande temporada no Campeonato Brasileiro 2021. Desta forma, a jornalista da Band TV, Isabelly Morais, preparou um guia completo sobre todas as equipes e a história desse nosso jovem e promissor Brasileirão Feminino. Confira o guia no link abaixo: