Cerca de 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro se reuniram nesta segunda-feira (28) em São Paulo. Assim, os times assinaram uma carta com a intenção de criar uma liga para organizar o campeonato nacional. Por fim, como a CBF anda em crise, o processo pode demorar mais do que o esperado, mas a provável aprovação deve ocorrer.
REUNIÃO E PRÓXIMOS PASSOS PARA A NOVA LIGA
A intenção dos clubes é criar uma liga própria para a organização do campeonato, que atualmente está sob responsabilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dessa maneira, as intenções por trás dessa separação seriam os recentes escândalos envolvendo o órgão.
Se reuniram presencialmente dirigentes de 36 equipes, e quatro participaram de maneira remota. Segundo o site do Globo Esporte, quatro organizações já apresentaram propostas para transmissões e patrocínios. Vale ressaltar que um dos desejos dos times é que não existam diferenças de tratamento entre as empresas em negociação. Além disso, já há planejamentos para futuras reuniões.
Ainda mais, a liga deseja que os direitos de transmissões sejam únicos. Contudo, existem contratos em vigor com emissoras como Globo e Turner, que vão até 2024. Por fim, será criada uma comissão, que será responsável pela criação de um estatuto e da própria liga, com o prazo de até 90 dias.
Foto Destaque: Divulgação/CBF