Antes de mais nada, o Brasileirão Série B está na reta final e chega na sua fase decisiva. Faltam sete jogos para conhecermos o campeão, quem sobe e os rebaixados. O principal prêmio para os melhores da competição é o acesso à Série A. Até o momento só o Cabuloso conquistou esse objetivo. O campeonato esse ano ficou concentrado em quatro equipes: Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco da Gama. Porém, esses times tiveram problemas de atuação e viram adversários chegarem perto.
Nessa reta final, os matemáticos começam a trabalhar e indicam as chances de acesso e rebaixamento. O site Infobola, especializado em dados e matemática, informou as chances de cada um. O Cruzeiro já subiu. Portanto, tem 100% de chances de acesso.
1º Cruzeiro: 100%
2º Grêmio: 95%
3º Bahia: 93%
4º Vasco da Gama: 63%
5º Londrina: 12%
6º Ituano: 15%
7º Ponte Preta: 7%
8º Sport: 7%
9º Criciúma: 3%
10º Sampaio Corrêa: 1%
Mais uma vez, ela veio! E, dessa vez, com boas novas pra Nação Azul!@Cruzeiro garantido no @Brasileirao e isoladaço na liderança!
Se liga em como tá nossa classificação! pic.twitter.com/Ke7rST1l16
— Brasileirão Betano – Série B (@BrasileiraoB) September 27, 2022
Versões de outros matemáticos sobre acesso no Brasileirão Série B
A matemática é exata, mas as probabilidades podem variar. Matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também fizeram suas contas. Os números têm pouca diferença do cálculo do Infobola. O Cruzeiro é o único igual pois já subiu. Portanto está com 100%. O Grêmio vem em seguida com 96,2%. O Bahia está com 94,5%. O Vasco da Gama fecha o G4 com 53,7%.
As equipes que buscam uma vagam são Ituano, com 16%, e Londrina com 15,2%. Outras equipes ainda brigam, mas têm menos chances. O Sport tem 8%. Criciúma está com 5,3% e a Ponte Preta tem 5%.
Imagem destacada: Reprodução / Cruzeiro