Na manhã de sábado (7), o Brasil enfrentou a Espanha em disputa válida pela medalha de ouro nas Olimpíadas. Em suma, o jogo foi à prorrogação para definir o campeão, dessa forma, com o placar 2 x 1, os brasileiros venceram os espanhóis. A saber, os gols da partida foram de: Matheus Cunha e Malcom pelo lado verde e amarelo. Já pelo lado espanhol, o gol foi de Oyarzabal.
1º TEMPO
O duelo começou muito movimentado, já que as duas seleções buscavam a medalha olímpica. Contudo, essa gana pelo gol, concentrou a partida no meio, uma vez que a posse de bola foi fundamental para a armação das jogadas. Porém, aos 36 minutos Matheus Cunha sofreu um encontrão de Unai Simon. Por isso, o VAR entrou em ação e marcou pênalti. Richarlison foi bater, contudo exagerou na força e a bola passou por cima do gol.
Já nos acréscimos da 1ª etapa, Dani Alves cruzou alto e Matheus Cunha disputou a bola com dois zagueiros. De forma inteligente, o camisa 9 esperou o momento certo, dominou e ajeitou para a perna direita, abrindo o placar para o Brasil aos 46 minutos.
🇧🇷 x 🇪🇸 | ESCALAÇÃO
Com @DaniAlvesD2 capitão e Matheus Cunha de volta ao time titular #JogosOlímpicos
🖼 @CBF_Futebol pic.twitter.com/sOsmOZeODg
— Time Brasil (@timebrasil) August 7, 2021
2º TEMPO
Na volta para a etapa decisiva, a Espanha foi mais incisiva, já que um gol levaria a partida para prorrogação. Por isso, as melhores oportunidades da etapa complementar saíram dos pés espanhóis. La Fuente fez algumas alterações que fizeram a diferença.
Já aos 21 minutos, após bola alçada na área, Oyarzabal se atirou em direção na bola. Com isso, a Espanha empatou a partida e começou a incomodar o Brasil com bolas na área, possuindo mais a bola no setor ofensivo, porém não conseguiram ampliar o resultado.
PRORROGAÇÃO
Visto que a 1ª etapa da prorrogação foi mais burocrática, poucas chances efetivas de gols, muito por conta do desgaste físico após 90 minutos. Sendo assim, tanto a Espanha quanto o Brasil fizeram algumas alterações visando manter a intensidade.
Nos 15 minutos decisivos, o Brasil conseguiu encaixar um ataque perfeito, Anthony acertou um lançamento perfeito à Malcom. O atacante de beirada venceu na corrida contra Vallejo, chegou na frente de Unai Simon e tocou rasteiro. O brasileiro ainda contou com a sorte, já que a bola tocou no pé do goleiro da Espanha. Em suma, o gol da vitória aconteceu nos últimos minutos.
🏁 ¡¡FINAL EN JAPÓN!!
La @SeFutbol lo intentó TODO, pero el gol en la prórroga de Malcom inclinó el partido para Brasil.
🇧🇷 🆚 🇪🇸 | 2-1 | 120’ | #JuegosOlímpicos #AlgoÚnico2020 pic.twitter.com/R8yBztofi3
— Selección Española Masculina de Fútbol (@SEFutbol) August 7, 2021
BRASIL X ESPANHA – E AGORA?
Como esse é o final de um ciclo para o futebol Olímpico. Os jogadores voltam a defender seus clubes em início de temporada. Em suma, o Brasil é ouro nas Olimpíadas de Futebol, já a Espanha ficou com a medalha de prata na competição. A saber, o 3º colocado desta modalidade foi o México.
MELHORES MOMENTOS – BRASIL X ESPANHA
Foto Destaque: Divulgação/Gaspar Nóbrega/COB