A Série B do Campeonato Brasileiro é um palco repleto de histórias interessantes, com jogadores que se destacam por sua garra e determinação. Entre os atletas que brilham nessa competição, muitos deles são de outro país.
Os sul-americanos sempre marcaram presença no futebol de elite do Brasil, e na segunda divisão não é diferente. Ao longo dos anos, suas atuações em campo acumularam números de expressão, e alguns deles estão marcados na história da competição.
Abaixo, trouxemos a lista com os jogadores estrangeiros que mais atuaram na Série B do Brasileirão. Será que você conhece ou se lembra de alguns deles? Confira!
Jogadores estrangeiros com mais partidas na Série B do Brasileirão
Muitos jogadores estrangeiros já passaram pela segunda divisão do futebol brasileiro, e alguns deles marcaram época. Abaixo, montamos uma lista com os três atletas que mais contabilizam partidas na competição até os dias de hoje, confira:
1º lugar – Gastón Figueira (Uruguai)
O ex-lateral esquerdo Gastón Figueira marcou época na Série B do Brasileirão e é o atleta estrangeiro com mais partidas na competição. Após chegar ao Brasil em 2014, contratado pelo Náutico, o jogador atuou em seguida pelo Fortaleza e também pelo Vila Nova.
No final da sua passagem pelo futebol brasileiro, o uruguaio contabilizou incríveis 145 partidas da segundona no seu currículo. Foram 7 assistências e um gol durante cinco temporadas.
Aposentado desde o começo da temporada de 2021, Figueira até hoje é o líder geral de estrangeiros com mais jogos na Série B do Brasileirão.
2º lugar – Diego Torres (Argentina)
Diego Torres também aparece no top-3 de jogadores com mais partidas disputadas na história da Série B do Brasileirão. O meio-campista de 33 anos está no futebol brasileiro desde 2018, quando fechou com a Chapecoense.
Apesar de ter disputado a primeira divisão do futebol brasileiro com o time catarinense, Torres se destacou mesmo jogando a segundona pelo Novorizontino, CRB, Vitória e, nesta temporada de 2024, o Amazonas FC.
Ao todo, são 105 jogos de segundona em sua carreira até aqui, marcando 17 gols e contribuindo com 19 assistências. Como ainda atua na segundona, ele deve aumentar ainda mais os seus números e, quem sabe, ultrapassarar Gastón Figueira na liderança geral.
3º lugar – Renan Bressan (Bielorússia)
Você sabia que um dos gringos com mais partidas na segundona é um bielorusso? Na verdade, Renan Bressan nasceu em Tubarão (SC), mas foi naturalizado bielorusso após sua carreira internacional. Com diversas atuações na Série B, ele é lembrado por muitos torcedores.
Na metade da temporada de 2019, o meio-campista chegou ao Brasil para defender o Cuiabá, e aqui ficou até o final da sua carreira, que terminou em 2023 após uma passagem pelo ABC de Natal (RN).
Além dos dois clubes já citados, Renan também atuou pelo CRB, Juventude, Paraná, Criciúma e Hercílio Luz. Pela segundona, o bielorusso contabilizou 74 partidas, com 10 gols e 4 assistências em 4.087 minutos dentro de campo.
Outros jogadores estrangeiros com muitos jogos na Série B
Alguns nomes mais conhecidos integram o top-10 de jogadores gringos com participações na segundona. Abaixo, você pode conferir quais são os atletas que aparecem no ranking geral da competição:
- 4º lugar: Jonathan Copete (Colômbia) – 56 jogos disputados
- 5º lugar: Marcelinho (Bulgária) – 50 jogos disputados
- 6º lugar: Geraldo (Angola) – 49 jogos disputados
- 7º lugar: Rômulo (Itália) – 48 jogos disputados
- 8º lugar: Jorge Jiménez (Paraguai) – 45 jogos disputados
- 9º lugar: Marcelo Moreno (Bolívia) – 43 jogos disputados
- 10º lugar: Jordy Caicedo (Equador) – 43 jogos disputados