A Série B do Campeonato Brasileiro de 2024 começa no dia 20 de abril e 20 clubes irão em busca das quatro vagas para a elite do futebol nacional. Para isso, a força das torcidas da Série B ao longo da temporada poderá fazer toda a diferença.
Jogar com o mando de campo é sempre um critério desempate de força na definição dos placares. Na prática, quanto maior a sua torcida, mais hostis serão as condições dos adversários que o visitam ao longo do ano.
Mas, afinal, você sabe quais são as 5 maiores torcidas da Série B de 2024? O FNV Sports desvendou o mistério e trouxe com exclusividade o ranking dos clubes que serão mais apoiados nesta temporada.
5 maiores torcidas da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024
Os grandes clubes da Série B contam com torcidas participativas que se espalham pelo país inteiro. Tradição e respeito no futebol fazem de algumas equipes mais conhecidas do que outras.
Levando em consideração uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipec, em 2022, em parceria com o jornal O Globo, é possível traçar parâmetros para conferir quais são as maiores torcidas entre clubes da segundona. Confira o ranking:
- 1º lugar: Santos – 6,69 milhões de torcedores;
- 2º lugar: Sport – 2,55 milhões de torcedores;
- 3º lugar: Paysandu – 1,91 milhão de torcedores;
- 4º lugar: Ceará – 1,70 milhão de torcedores;
- 5º lugar: América-MG – 853 mil torcedores.
Além dos cinco primeiros colocados no ranking, podemos fazer uma menção honrosa aos 6º, 7º e 8º colocados. Veja abaixo o número estimado de torcedores de outros três clubes tradicionais que, em 2024, estarão na Série B do Brasileirão:
- 6º lugar – Goiás – 639 mil torcedores;
- 7º lugar – Botafogo/SP – 639 mil torcedores;
- 8ºlugar – Coritiba – 639 mil torcedores.
Público médio das torcidas da Série B do Campeonato Brasileiro
Com grandes clubes em disputa na Série B de 2024, os estádios devem lotar. Ao considerar as médias recentes de público nos jogos do torneio, a expectativa é de que mais de 2 milhões de torcedores comparecam aos 380 jogs da competição.
Um levantamento da Pluri, em parceria com a revista Lance!, indicou que os números de 2023 foram baixos em comparação com a temporada passada, que contava com Bahia, Grêmio, Cruzeiro e Vasco.
Ao todo, foram 2,36 milhões de pagantes em todos os jogos da Série B do Brasileirão. Na média geral, esses números indicam uma estimativa de 6.234 pagantes em cada jogo do torneio nacional.