A Série B do Campeonato Brasileiro sempre conta com a presença de importantes clubes, e técnicos de renome no mercado brasileiro também marcam presença na competição.
Como o torneio tem uma dinâmica competitiva, os professores enfrentam desafios alternativos para implementar novos estilos de jogo, além de uma pressão adicional para alcançar o acesso à Série A.
Por esse e outros motivos, contar com um troféu da Série B no currículo é o desejo de muitos comandantes no Brasil. Entre alguns nomes que já levantaram o caneco da segundona, alguns deles são muito conhecidos pelos torcedores.
Os 5 técnicos mais famosos que já conquistaram o troféu da Série B do Brasileirão
Ter sucesso na Série B pode ser um grande trampolim para a carreira de um técnico. A competição exige estratégias cuidadosas e a capacidade de trabalhar com times de diferentes qualidades e orçamentos. Confira abaixo cinco comandantes que já conquistaram o troféu:
Vanderlei Luxemburgo – Bragantino, em 1989

Em 1989, a Série B contava com 96 clubes agrupados em 16 chaves de seis equipes. O Bragantino, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, terminou com uma impressionante campanha de 14 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota. Essa performance garantiu o acesso para a Série A do Brasileirão em 1990, ao lado do São José (SP).
Pepe – Atlético Paranaense, em 1995

Conhecido por sua carreira no Santos, Pepe levou o Atlético Paranaense ao título da Série B em 1995. A competição, com 24 participantes, envolvia múltiplas fases e quadrangulares. Na fase final, o Atlético Paranaense superou o Coritiba, o Mogi Mirim e o Central para garantir seu retorno à Série A em 1996.
Mano Menezes – Grêmio, em 2005 e Corinthians, em 2008

Mano Menezes surgiu nacionalmente pelo seu trabalho no Grêmio em 2005, onde venceu a Série B. O clube gaúcho avançou até a final, superando o Santa Cruz para conquistar o título. Em 2008, ele levou o Corinthians ao topo da Série B no formato de pontos corridos, com uma campanha dominante, somando 85 pontos em 38 jogos, uma das melhores da história do torneio.
Levir Culpi – Atlético Mineiro, em 2006

Levir Culpi foi fundamental para a reconstrução do Atlético Mineiro após sua primeira queda para a Série B. Em 2006, no novo formato de pontos corridos, ele conduziu o Galo a uma campanha sólida, com 71 pontos em 38 jogos, garantindo o retorno à elite do futebol brasileiro.
Rogério Ceni – Fortaleza, em 2018

Um dos maiores nomes da nova geração de técnicos brasileiros, Rogério Ceni conquistou seu primeiro grande título como treinador ao vencer a Série B em 2018 com o Fortaleza. Sob seu comando, o Fortaleza teve uma campanha sólida, acumulando 71 pontos em 38 jogos e garantindo um acesso tranquilo para a Série A.