Com a Série B de 2024 prestes a começar, os apaixonados pelo futebol brasileiro estão ansiosos para ver quem se destacará nos gramados neste ano. No dia 19 de abril, os torcedores poderão acompanhar os grandes protagonistas da temporada.
A segundona sempre foi um celeiro de talentos no futebol brasileiro. Entre os jogadores que brilharam na última temporada, destacam-se alguns nomes que prometem manter o mesmo nível deste ano.
De promessas até veteranos conhecidos do futebol, a Série B oferece uma diversidade de talentos que eleva o nível da competição. Confira, abaixo, um guia com os cinco melhores jogadores da última temporada.
Top 5 melhores jogadores da Série B em 2023
A edição de 2023 da Série B do Brasileirão foi marcada por muita emoção dentro de campo. Entre os jogadores que estiveram na disputa do torneio, alguns se destacaram pela qualidade técnica e desempenho individual.
5º lugar: Bruno Nazário (Chapecoense)
Durante a temporada de 2023 da Série B do Campeonato Brasileiro, o meio-campista Bruno Nazário, de 29 anos, foi um dos jogadores mais importantes para a Chapecoense.
Ao longo da temporada, Bruno Nazário disputou um total de 31 jogos, sendo titular em 28 deles. Ao todo, foram 8 gols marcados, com uma média de 0,3 gols/jogo. Além disso, a média de 78 minutos por partida evidencia sua importância para a equipe ao longo da temporada.
Sua contribuição foi fundamental para garantir a permanência da Chape na Série B após uma temporada ruim. Atualmente, Bruno Nazário defende o Henan Songshan Longmen, da China. Sua nota final no Sofascore foi 7,23.
4º lugar: João Paulo (Londrina)
A experiência e habilidade de João Paulo se destacaram foram fundamentais para o Londrina, apesar do desfecho amargo que resultou no rebaixamento da equipe em 2023.
Durante a temporada, João Paulo participou de 33 jogos, começando todos como titular do Tubarão. Apesar das dificuldades do time, o meio-campista de 39 anos contribuiu com 7 gols ao longo da competição.
No entanto, seu forte era a distribuição de jogo no LEC. Ao final da Série B, o craque fechou a temporada com uma média de 1,8 passes decisivos por partida. Neste começo de ano, João Paulo atuou pela Inter de Limeira e jogou a Série A1 do Paulistão 2024. Sua nota final no Sofascore foi 7,23.
3º lugar: Nenê (Juventude)
Nenê foi uma das figuras do acesso do Juventude em 2023. Com 42 anos, o meio-campista demonstrou que a idade é apenas um número para a sua carreira. Na segundona, comprovou toda qualidade técnica , visão de jogo apurada e experiência em campo.
Na segundona de 2023, Nenê disputou 28 jogos pelo Juventude, deixando sua marca com 7 gols e 7 assistências. Além de decisivo, ele também soubre criar oportunidades para seus companheiros em momentos chave da temporada.
Além de sua contribuição em campo, Nenê também desempenhou um papel crucial como líder e mentor para os mais jovens do elenco, , inspirando e motivando seus colegas a alcançarem o tão sonhado acesso. Sua nota final no Sofascore foi 7,24.
2º lugar: Rafael Donato (Vila Nova)
Rafael Donato foi um dos pilares defensivos do Vila Nova, com experiência e muita qualidade em campo. Atualmente com 35 anos, o jogador liderou a equipe goiana na busca pelo acesso, e terminou a temporada como um dos principais nomes da equipe.
Donato esteve presente em todas as 37 partidas disputadas pelo Vila Nova, todas elas como titular. Sua presença constante na defesa proporcionou estabilidade e segurança à equipe goiana, tornando-o uma peça fundamental na linha defensiva do clube.
No ataque, Donato surpreendeu com 6 gols ao longo da Série B. Apesar do bom desempenho, Donatou não conseguiu ajudar o Vila Nova na busca pelo tão almejado acesso à Série A. Na reta final da competição, a equipe perdeu fôlego na briga pelo G-4. Sua nota final no Sofascore foi 7,26.
1º lugar: Fellipe Mateus (Criciúma)
Fellipe Mateus foi uma figura central no sucesso do Criciúma de 2023, demonstrando versatilidade e talento no meio-campo da equipe. Ao longo da competição, ele disputou 36 jogos pela equipe, começando sempre como titular.
Sua consistência e presença em campo foram fundamentais para a estabilidade do meio de campo do Tigre, fornecendo equilíbrio tanto no setor defensivo, como nas ações de ataque.
Ao todo, foram cinco gols e nove assistências. Sua capacidade de finalização e visão de jogo foram cruciais para ajudar o Criciúma a onquistar vitórias importantes e a consolidar sua posição na tabela da Série B. Sua nota final no Sofascore foi 7,38.