O jogo entre Cruzeiro x Vasco, sem dúvidas, é o duelo mais interessante da 6ª rodada da Série B. O Cruz-Maltino visita a Raposa nesta quinta-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília), no Mineirão. Buscando se afirmar na temporada, as equipes disputam o primeiro grande clássico do campeonato, e quem vencer pode ganhar ainda mais confiança para próximos jogos.
A pressão para vencer como mandante
O Cruzeiro não começou bem o campeonato. Assim como o Vasco, a equipe amargou uma dura derrota na estreia. O time perdeu para o Confiança-SE, por 3 x 1, fora de casa. Enquanto os cariocas foram superados pelo Operário-PR dentro de São Januário.
Do mesmo modo que o Gigante da Colina esteve pressionado por perder pontos dentro de casa, os mineiros também estão sedentos pela primeira vitória em casa. Em dois jogos em casa, a equipe somou apenas um ponto. Perdeu para o CRB, por 4 x 3, em jogo bastante aberto, e empatou com o Goiás, em 1 x 1.
A Raposa vem de derrota, perdeu para o Operário-PR na última rodada, por 2 x 1. A mesma equipe que venceu o Vasco na primeira rodada, mostra que está mais confiante, organizada e consistente que os dois grandes.
Os cariocas visitam um Cruzeiro abatido, e que ainda não fez de sua casa um reduto nessa temporada. O cenário parece mais favorável para a equipe de São Januário, que ganhou ânimo após a primeira vitória em casa na última rodada, e com esboços do que pode ser o time ideal do técnico Marcelo Cabo, pois a equipe ainda não conseguiu repetir formação.
Cruzeiro x Vasco – centésimo encontro
De acordo com o Cruzeiropedia, Cruzeiro e Vasco disputam o jogo de número 100 da história das equipes. A vantagem é do clube celeste no número de vitórias, são 36 contra 30 dos Cruz-Maltinos. Enquanto na contagem do oGol, registra-se 77 jogos, com 30 vitórias dos donos da casa e 20 do Vasco. Em jogos no Mineirão, os vascaínos só conseguiram voltar ao Rio de Janeiro com a vitória na mala seis vezes.
O histórico é favorável aos mineiros, mas vale destacar que nos últimos cinco jogos entre as equipes, os cariocas venceram dois. O último encontro foi no Brasileirão 2019, vitória do time da colina por 1 x 0.
Um jogo com aspirações diferentes na tabela
A fim de sair da zona do rebaixamento, o Cruzeiro enfrenta o Vasco com Mozart no comando. O técnico jovem e sem grandes trabalhos de destaque na carreira, tem seu primeiro grande clássico pela frente para mostrar que é capaz de segurar a pressão de dirigir um clube grande que está há dois anos na segunda divisão.
A equipe é 18ª colocada com quatro pontos, e recebe o Vasco que está em 9º com sete pontos. Os vascaínos, que jogaram sob ameaça no último jogo, têm a chance de se aproximarem do G-4 caso vençam o clássico fora de casa.
Foto: Divulgação/FNV Sports