Atual treinador do Corinthians, Sylvinho ainda convive com diversas críticas de boa parte da torcida. Mas os números do Timão mostram que o técnico já conseguiu ajustar a defesa do clube. Isso porque, em nove jogos, a equipe alvinegra foi vazada em apenas sete oportunidades. Para efeito de comparação, o Flamengo, que tem o melhor sistema defensivo do Campeonato Brasileiro sofreu seis gols. Só que é importante frisar que o time carioca só fez sete partidas até o momento. Dessa forma, a média da equipe paulista é a menor do Brasileirão.
Atlético–GO e Athletico Paranaense sofreram a mesma quantidade de gols que o Corinthians, mas com oito jogos disputados. Por conta disso, ambos têm uma média defensiva inferior ao time treinado por Sylvinho.
MUDANÇAS REALIZADAS POR SYLVINHO
É importante frisar que o técnico fez alterações no Corinthians, tanto na formação tática como em nomes do time titular. Sylvinho abdicou do esquema com três zagueiros, optando por uma formação com uma linha de quatro defensores. Com isso, Raul e Piton perderam espaço no time titular. O lateral-esquerdo até foi utilizado em alguns jogos, mas o zagueiro segue sem atuar.
Por outro lado, alguns nomes ganharam espaço no elenco. João Victor se firmou no time titular, enquanto três veteranos ganharam espaço. Em baixa no começo do ano, hoje Gil e Fábio Santos têm papel importante no setor defensivo. Jô, que estava sem espaço e muito criticado, ganhou oportunidade após lesão de Luan e parece ter se firmado no time titular. Dos últimos quatro gols marcados pelo Corinthians, o atacante foi responsável por três deles. Inclusive, ele é o artilheiro do clube no Brasileirão.
PROBLEMAS NO ATAQUE DO CORINTHIANS
Sylvinho ainda precisa resolver a falta de gols do Timão. A falta de criatividade custou pontos importantes, como no empate contra o Fluminense, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo. Situação parecida foi vista nos empates contra São Paulo e Internacional.
A esperança da torcida é de que o tempo livre para treinamentos possa fazer com que Sylvinho também melhore o ataque do Corinthians. O primeiro teste será contra a Chapecoense, na próxima quinta-feira (8).
Foto Destaque: Rodrigo Coca / Agência Corinthians