O artilheiro do Vasco, Germán Cano, surpreendeu a todos neste domingo (27), ao comemorar o primeiro gol da equipe contra o Brusque na Série B erguendo a bandeira do movimento LGBTQIA+. Se o jogador já está na história do Cruz-Maltino pelos gols, também entra para a história do time carioca e do futebol brasileiro, após um gesto corajoso, em um local ainda tão hostil para certas minorias. Por isso, a comemoração do atacante virou notícia fora do Brasil, pela imprensa estrangeira.
A coragem de Germán Cano
Na noite deste domingo (28), o Vasco recebeu o Brusque em São Januário, pela 7ª rodada da Série B. O time venceu a partida, por 2 x 1. No entanto, o destaque do jogo foi o argentino Germán Cano. O camisa 14 se tornou o 8ª maior artilheiro do clube no século, com 35 gols. Aliás, vale destacar que está a três de alcançar Morais, o 7º colocado da lista. Mas Cano fez muito mais que um gol.
É sabido que o futebol ainda é um ambiente hostil para muitos grupos de pessoas, em razão daqueles que não toleram certas diferenças. O esporte ainda se alimenta de uma energia intimidadora, que acaba criando muros para quem quer apenas o direito de torcer. Portanto, no jogo entre Vasco x Brusque, o time carioca entrou em campo com um uniforme especial em homenagem ao Orgulho LGBTQI+. No lugar da tradicional faixa preta diagonal, entrou uma faixa colorida.
Contudo, foi a comemoração de Cano, após o gol que ganhou os holofotes. Erguer a bandeira de escanteio foi um gesto significativo, inesperado e corajoso. Nessa partida, a bandeira ostentava as cores do arco-íris, símbolo do movimento que prega pelo respeito da orientação sexual das pessoas.
Acabei de falar com a assessoria do Vasco, e eles garantem que a comemoração do Cano foi espontânea. Que nada foi combinado com o jogador.#infoVasco #VascoDaGama #GermanCano
— Nayra Antunes (@nayraantunes) June 28, 2021
A princípio, o clube garante que nada foi combinado, que foi ideia do jogador. De toda forma, o contrário não invalidaria o ato, visto que no futebol, jogadores ainda se posicionam de forma tímida sobre qualquer assunto fora da bolha. Mas o fato é que a imagem já entrou para a galeria do Vasco, para o acervo especial do clube que afirma ser pioneiro nessas causas.
Além disso, vale ressaltar que a foto já circula pelo mundo. A atitude do jogador do Vasco da Gama foi destaque em vários sites esportivos fora do Brasil. ” Um gesto totalmente admirável”, elogiou o jornalista colombiano Sergio Iván Ruiz, do portal BolaVip. O Olé, da Argentina, destacou que a comemoração do jogador já atravessou fronteiras. “Germán Cano protagonizou uma comemoração, que rodou o mundo”, afirmou o site argentino.